SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HFOD0613OSQB5EKP4
Z7_086423G03HFOD0613OSQB5EKP7

SCTI realiza mais uma etapa do GT de Inovação e Inclusão Digital do Cosud 2024

-

07/05/2024
Foto ilustrativa

SCTI realiza mais uma etapa do GT de Inovação e Inclusão Digital do Cosud 2024

 

O encontro reuniu secretários e especialistas em inovação das regiões Sul e Sudeste do Brasil

Nesta terça-feira (07), o IPT e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo receberam a visita dos representantes que integram o GT de Inovação e Inclusão Digital do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD). O principal objetivo do evento é o compartilhamento de boas práticas em inovação, pesquisa e ensino superior de diversos estados. Durante o encontro, estiveram presentes os especialistas do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina e autoridades.

 

 

 

 

O secretário paulista de CT&I, Vahan Agopyan, e a diretora-presidente do IPT, Liedi Bernucci, deram as boas-vindas aos visitantes. Os presentes tiveram a oportunidade de conhecer as unidades de Bionanomanufatura, Energia, Tecnologias Digitais e Materiais Avançados, assim como as instalações do Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli). Participaram da visita o secretário Aldo Nelson Bona, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, e os representantes Diogo Wessling Quintino, diretor de Ciência Tecnologia e Informação de Santa Catarina; Marcus Friedrich von Borstel, coordenador executivo e Jessica Lerger, diretora geral da Secretaria de Inovação do Paraná; Carlos Roberto Gonçalves Viana Filho e assessor do secretário Mauro Azevedo do Rio de Janeiro.

 

 

 

 

Segundo Vahan Agopyan, o encontro marcou uma etapa importante no processo de integração regional entre o Sul e o Sudeste. Reunir especialistas em inovação que também mantêm um olhar cuidadoso e preciso em políticas públicas é como unir a criatividade do futuro com a responsabilidade do presente, garantindo que as soluções inovadoras sejam não apenas revolucionárias, mas também socialmente relevantes e sustentáveis , afirma o secretário.

 

 

 

 

Para Liedi Bernucci, receber no IPT os secretários estaduais de CT&I que compõem o COSUD destaca o papel e a importância da instituição, no cenário científico e tecnológico regional e nacional. Fortalece o seu reconhecimento como um centro de excelência em pesquisa e inovação. Além disto, geramos a oportunidade de compartilhar boas práticas no tema como o Programa IPTOpen, referência nacional e que contribui de modo significativo para a melhoria da competitividade do ecossistema de inovação brasileiro. O apoio e a participação direta de corporações na vida do IPT faz do IPTOpen uma das mais importantes plataformas globais em inovação ?hardtech? para negócios, utilizando o modelo ?Open Innovation?, contribuindo em escala nacional com o avanço da ciência, tecnologia e inovação.

 

 

 

 

Participaram pela secretaria paulista de CT&I a Stephanie Yukie Hayakawa da Costa, chefe de gabinete da Secretaria de C&T&I; e Levi Machado, coordenador de CTI. Pelo IPT: Flávia Motta, diretora Financeira e Administrativa; Adriano Marim, diretor de Operações; Fabrício Mirandola, diretor de Estratégia e Relações Institucionais; Anderson Correia, diretor de Novos Negócios, Inovação e IPT Open; Cristina de Miranda Costa, coordenadora de Relações Institucionais; Natalia Cerize, diretora da unidade de Bionanomanufatura; Maria Cristina Machado Rodrigues, diretora da Unidade de Tecnologias Digitais; Sandra Lúcia de Moraes, diretora da unidade de Materiais Avançados; e João Carlos Cordeiro, diretor da Unidade de Energia. Durante a tarde, os representantes apresentaram uma série de boas práticas que os estados estão realizando do ponto de vista da inovação. O próximo encontro, que será realizado em Santa Catarina, os presentes deverão seguir discutindo os conceitos da inovação, bem como sobre como aplicar diversas iniciativas em benefícios para a população.

 

 

 

 

 

Imagem: Raul Montecinos (IPT)

 

 

 

 

 

Complementary Content
${loading}