Nesta sexta-feira (25), o governador Tarcísio de Freitas inaugurou o prédio que abrigará uma Escola Técnica Estadual (Etec) em Boituva, município localizado na Região de Sorocaba. “A expansão do Ensino Técnico é um importante passo para fortalecer a economia regional, além de representar uma excelente oportunidade para os jovens desenvolverem as competências necessárias para o mercado de trabalho”, afirmou o governador.
Na parceria para a implantação da unidade, coube à Prefeitura de Boituva a reforma do imóvel. O Estado ficará encarregado da aquisição de mobiliário e equipamentos, com um valor previsto de R$ 1,5 milhão, além da manutenção e infraestrutura necessária para os cursos. O Centro Paula Souza (CPS) será responsável pelo projeto pedagógico, processo seletivo e contratação de professores.
Para a secretária-executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Stephanie Yukie Hayakawa da Costa, a entrega do prédio da Etec é um exemplo dos bons resultados do trabalho conjunto entre o CPS e a prefeitura. “Estamos confiantes de que a Etec contribuirá muito para a empregabilidade dos jovens de Boituva e da região”, afirmou a titular em exercício da pasta à qual o CPS é vinculado.
“Essa é a primeira página de uma longa história que começamos a escrever”, disse o diretor-superintendente do CPS, Clóvis Dias. “Em breve, o espaço se transformará em um lugar cheio de possibilidades para que possamos cumprir nosso papel de impactar positivamente a vida do cidadão”, ressaltou.
Já o vice-diretor-superintendente do CPS destacou a missão da Etec na formação de profissionais preparados para atuar nas demandas reais do mercado de trabalho. “A nova unidade nasce com uma missão audaciosa: transformar a educação técnica em uma força propulsora que se alinha perfeitamente às necessidades da cidade de Boituva. Estamos aqui para capacitar nossos jovens, equipá-los com as habilidades do futuro e abrir portas para um mundo de oportunidades.”
Estrutura
Localizado na Rua São João, 69, no centro de Boituva, o prédio da nova Etec soma cerca de 1,5 mil metros quadrados de área construída. O térreo abrigará biblioteca, sala maker, cinco salas administrativas, copa para funcionários e cozinha. No primeiro andar, haverá duas salas de aula, três laboratórios (um de segurança do trabalho e dois de informática), sala do grêmio estudantil e sala administrativa. O segundo andar prevê quatro salas de aula e um laboratório de ciências. A estrutura inclui elevador e sanitários acessíveis, garantindo inclusão e mobilidade para os estudantes.
Expansão
Com a unidade de Boituva, o CPS ampliará para 19 o número de Etecs administradas na Região de Sorocaba, somando atualmente 15,8 mil alunos. O município já conta com uma classe descentralizada da Etec Sales Gomes, de Tatuí, com o curso técnico em Administração, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Profª Esmeralda Bertolli Labronici. O processo seletivo para o segundo semestre está em andamento e oferece 40 vagas para o curso.
Confira mais imagens:Clique aqui