O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan, participou na manhã de hoje, dia 4 de agosto, da cerimônia de abertura da 7ª edição da Escola de Diplomacia Científica e da Inovação (InnSciD) 2025, evento de caráter internacional, no Centro de Inovação da USP (Inova USP). A InnSciD é a primeira escola do Sul Global dedicada a essa área da diplomacia. O evento vai até o próximo dia 8.
Lançada em 2019 pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a InnSciD deste ano debaterá Saúde Global e Mudanças Climáticas, que propõe discutir os desafios da intersecção entre saúde e clima a partir da perspectiva da diplomacia científica e da inovação. A ideia é refletir sobre como a ciência e as relações internacionais podem contribuir para políticas públicas mais eficazes frente à crise climáticas e seus impactos sobre a saúde.
“Estou muito contente pelo sucesso da iniciativa e congratulo os organizadores, cujo trabalho é fundamental para tornar o mundo melhor. A diplomacia na área de Ciência, Tecnologia e Inovação tem um papel relevante no mundo de hoje, para o Brasil e todas as nações”, disse Agopyan em seu discurso de abertura.
A programação inclui painéis, palestras e mesas de debates com especialistas brasileiros e estrangeiros, além de estudos de caso sobre experiências nacionais e internacionais em diplomacia ambiental, política científica e inovação em saúde pública. O programa contará com o apoio do Science Arena (Hospital Israelita Albert Einstein), que sediará parte das atividades em seu Centro de Ensino e Pesquisa.