A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (SCTI) recebeu nesta semana a Honraria Marcello Damy, concedida pelo Ipen/CNEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares/Comissão Nacional de Energia Nuclear), “em reconhecimento do compromisso e da atuação demonstrados ao longo dos anos, essenciais para o êxito de vários projetos e iniciativas conjuntos”.
O secretário da pasta estadual, Vahan Agopyan, disse que o reconhecimento é motivo de orgulho. “A parceria do Estado de São Paulo com o Ipen vem desde a gênese do instituto, que começou sendo órgão estadual de pesquisa no ambiente da energia atômica e da radioatividade e continua sendo até hoje uma autarquia estadual com gestão do governo federal. Essa interação com o Estado foi contínua desde a criação do instituto, em 1956”, destacou. O Ipen, vinculado à SCTI, é gerido técnica e administrativamente pela CNEN, órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Marcello Damy de Souza Santos foi um físico, pesquisador e professor universitário que, em 1936, tornou-se a primeira pessoa a graduar-se em Física pela então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Damy também foi o responsável por instalar o primeiro reator nuclear no Brasil.