SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HFOD0613OSQB5EKP4
Z7_086423G03HFOD0613OSQB5EKP7

São Paulo é a cidade com o melhor ecossistema para startup da América Latina

Pesquisa aponta que a capital paulista subiu duas posições em ranking internacional em relação ao ano de 2022, ocupando agora o 26° lugar

26/06/2023
Imagem Notícia


A capital paulista é o principal polo de tecnologia e inovação da América Latina para o desenvolvimento de startups, de acordo com estudo realizado pelo Global Startup Ecosystem Report. A análise é detalhada e comparativa dos ecossistemas de inovação em todo o mundo e avaliou mais de 290 cidades, entre elas São Paulo, que ficou em 26º lugar, subindo duas posições em relação ao levantamento feito em 2022.





A cidade também foi a única da América Latina que aparece no Top 30 da pesquisa, superando municípios como Philadelphia, Denver, Atlanta, nos Estados Unidos, e Vancouver, no Canadá. Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), Vahan Agopyan, a metrópole paulistana ocupar essa posição, muito tem a ver com o trabalho realizado pelo Governo do Estado de São Paulo. ?Temos uma visão muito clara de que apenas com ciência, tecnologia e inovação é possível ter um desenvolvimento consolidado e eficiente. O desenvolvimento mencionado não é apenas o econômico, mas também o social e o cultural, trata-se do avanço da sociedade, como um todo. Por esse motivo, além de manter as iniciativas existentes, o Governo está procurando aperfeiçoá-las e buscar uma sinergia das ações?, comenta o secretário.





A pesquisa aponta ainda que São Paulo é uma das maiores produtoras de conhecimento científico e tecnológico do hemisfério sul, abrigando o campus principal da Universidade de São Paulo (USP), instituição vinculada à SCTI, considerada uma das melhores universidades de pesquisa do mundo, e em algumas avaliações, apontada como a melhor da Ibero-América.





Além disso, as iniciativas dos empreendedores encontram apoio no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), que tem mais de 100 empresas instaladas, simultaneamente, no campus da USP. Por ser um ambiente muito diversificado, essas novas empresas encontram ali uma série de oportunidades para se consolidarem e crescerem.





A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), também vinculada à pasta, oferece patrocínio às micro e pequenas empresas para desenvolverem as suas propostas junto com os centros de pesquisas.





Sendo assim, o Governo do Estado de São Paulo está trabalhando para impulsionar cada vez mais esse ambiente promissor, investindo na integração maior desses agentes, para o atendimento das necessidades das startups.


Complementary Content
${loading}