O Governo do Estado de São Paulo celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta quinta-feira (5), no Parque Villa-Lobos, na capital, com uma série de anúncios de programas e parcerias que consolidam a política ambiental paulista nos seis eixos do Plano Estadual de Meio Ambiente, lançado há dois anos. Entre as medidas estão o Programa Estadual de Educação Ambiental (PROEEA), o documento final do Plano Estadual de Adaptação e Resiliência Climática (PEARC) e o RefaunaSP, que reintroduz espécies nativas nas unidades de conservação estaduais, além da assinatura de um memorando de entendimento com a World Biogas Association (WBA), que estabelece cooperação internacional para valorização do biometano como fonte estratégica para a transição energética do estado.
Também foi lançada a fase vermelha da Operação São Paulo Sem Fogo, reforçando as ações de prevenção e combate a incêndios florestais no território paulista, e o Summit Agenda SP+Verde, evento pré-COP que vai acontecer nos dias 4 e 5 de novembro, também no Parque Villa-Lobos.
O evento reuniu ainda os secretários de Estado Natália Resende (Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística), Renato Feder (Educação), Vahan Agopyan (Ciência e Tecnologia), Marília Marton (Cultura, Economia e Indústria Criativas) e Guilherme Derrite (Segurança Pública), além do chefe de gabinete da Defesa Civil do Estado de São Paulo, tenente-coronel Rinaldo de Araújo Monteiro; do presidente da Fundação Florestal, Mario Mantovani, e do reitor da Universidade São Paulo (USP), Carlos Gilberto Carlotti Júnior, além de parlamentares e outras autoridades.
Summit Agenda SP+Verde
O Governo de São Paulo, assinou convênio com a Prefeitura de São Paulo e a Universidade de São Paulo (USP), vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, para a realização do Summit Agenda SP+Verde, um grande evento pré-COP no Parque Villa-Lobos nos dias 4 e 5 de novembro. O movimento vai integrar diferentes setores da sociedade num debate sobre desenvolvimento sustentável, e dele sairá uma carta com compromissos e ações dos realizadores e apoiadores. A iniciativa já tem patrocínio do Itaú, Sabesp e Cosan e apoio de entidades como SOS Mata Atlântica, Movimento Circular e Instituto de Conservação Costeira. A realização é da InvestSP, com apoio da SP Negócios.